Limoove, conectando os apaixonados por esportes!

O desafio de começar um esporte novo

Publicado em

Existe sempre alguma recusa do ser humano de começar algo. Nossa mente tem uma preguicinha de encarar qualquer coisa diferente. Mas, quebrar esse estado é o que realmente muda o mundo. Acredite: começar é difícil, mas pode ser fundamental na sua vida.

Muitas pessoas tem vergonha de começar. Ou  até medo. No fundo elas queriam chegar em uma aula de Karatê, por exemplo, já sendo um faixa preta. Não querem sentir-se novatas em algo, tem receio de serem julgadas por não saber e algumas até acreditam que possam ser motivos de piadas.

 

Mas saca só: você nunca vai aprender algo se não começar do zero não é mesmo? Não adianta ficar com esse pensamento que só ajuda a postergar ainda mais a prática de algo. CORAGEM JOVEM! Encare de peito aberto. Disposto a aprender e evoluir. Mantenha o foco e não desista no primeiro movimento que achar difícil.

 

Ninguém me falou nada sobre Ken-Jutsu antes da minha primeira aula. Como segurar uma espada? Que roupa usar? Como se comportar? Acredite, eu apenas fui e disse “não sei nada, mas quero aprender, você pode me ajudar?”. Fui muito bem recebido e mesmo usando calção e estando descalço não me senti intimidado pelas máscaras, roupas e espadas ao meu redor. O resultado: aprendi muito sobre a cultura e o esporte e fui muito bem inserido à modalidade. Todos sempre foram solícitos e dedicados no treino.

 

KenJutsu

 

Se você está disposto a conhecer algum esporte tenha em mente que você precisa estar aberto a aprender algo novo e que não deve se comparar com as pessoas que estão lá. Mas deve se inspirar nelas.

 

No meu primeiro treino de CrossFit eu não conseguia erguer uma barra. Olhava pro lado e via o pessoal erguendo 80, 100, 120kg. E acredite, não importa quanta força eu fizesse, a barra não se mexia. Persisti, insisti, evolui e em algumas semanas ‘peguei as manhas‘ da técnica e, com a força que eu tinha já era capaz de erguer tanto peso quanto eles. Isso não tem preço. Se eu desistisse pensando: “eu não vou voltar lá, faço só com a barra, é muito vexame”, jamais teria o prazer de erguer aquele peso e sentir a satisfação da evolução.

 

 

Não é fácil. Nem pra mim que já passei por essa situação algumas vezes. Mas saiba que isso de achar que todo mundo vai parar o que está fazendo e só prestar atenção no ‘novato‘ é coisa da nossa cabeça. No fundo ninguém fica te olhando, ou te julgado, só porque você está começando. O máximo que a maioria das pessoas pensa é: tomara que essa pessoa fique e faça parte do nosso time.

 

Vamos recapitular.

 

Não tenha medo de uma experiência nova. Esteja disposto a aprender. Tenha a audácia de ir e conhecer. Esteja disposto a ouvir com atenção e se dedicar ao que é pedido. Mesmo que não consiga da primeira vez, lembre-se que é a prática que faz a perfeição. Pode pesquisar na internet antes a respeito, assim não chega tão cru. Mas não leve nada do que leu muito a sério. Prefira ouvir seu instrutor ou alunos mais experientes. Pergunte se tiver dúvida. E NUNCA desista após uma primeira vez frustrante. É comum que no primeiro dia você sinta-se meio perdido, afinal está ali para aprender e o processo de aprendizagem é assim mesmo. Com a repetição o seu corpo e sua mente entenderão melhor o esporte novo e passarão a amar.

 

Vai na fé! Talvez seja o começo de uma grande paixão!

Compartilhar

 

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Limoove.