Limoove, conectando os apaixonados por esportes!

Entenda como o sedentarismo afeta o seu dia a dia

Publicado em

A cada dia que passa parece que o tempo corre mais rápido, tudo muda muito rapidamente e se tem a sensação que falta tempo para fazer muita coisa ainda. A vida moderna mudou a rotina das pessoas e boa parte disso está ligada a tecnologia.

 

A tecnologia mudou a nossa rotina trazendo muitas facilidades em vários segmentos da nossa vida. E com isso acabamos esquecendo-se de cuidar mais do nosso corpo.

 

O dia a dia da vida moderna

 

Estilo de vida

Desde quando acordamos até na hora de dormir a tecnologia está inserida em nosso dia a dia. Sair da cama, olhar as horas no celular, pedir um Uber pelo aplicativo, ir para o escritório de elevador, trabalhar sentado o dia todo, voltar para casa de carro, usar o celular para pedir comida e etc.

 

Nesse mundo cheio de possibilidades para facilitar a nossa vida, mas ao mesmo tempo tão corrida para fazer tudo em 24 horas. É nesse cenário que muitas vezes deixamos de dedicar um tempo ao nosso corpo e então tornamos sedentários.

 

O sedentarismo consiste na falta, ausência ou diminuição de atividades físicas, o que faz com que uma pessoa tenha um gasto calórico muito reduzido. Indivíduos com este hábito são ditos sedentários ou com hábitos sedentários.

 

Sedentarismo no Brasil

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma pessoa ativa regular é aquela que pratica alguma atividade física pelo menos três vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos.

 

Outra pesquisa realizada pelo IBGE, mostra que a cada 10 brasileiros 6 são sedentários no Brasil. Os resultados também indicaram que 80,4% dos sedentários reconhecem que estão sujeitos a riscos à saúde. Destes, a grande maioria (69,9%) alega falta de tempo.

 

As mulheres representam 50,4%, enquanto os homens 41,2% dos sedentários no Brasil. A pesquisa mostra que 45% das pessoas entrevistadas abandonam a pratica esportiva na faixa etária de 16 a 24 anos e 18% dos 25 a 34 anos. São dados preocupantes para os jovens. Para saber mais dados sobre essa pesquisa clique aqui.

 

 

No mundo

Os países com as maiores taxas de sedentarismo no mundo são a Argentina com 68,3%, em segundo Portugal com 53% e em terceiro aparece a África do Sul com 52,4%. Veja no mapa abaixo os outros países.

Gráfico do sedentarismo no mundo
Fonte: IBGE

Atividade física no seu dia a dia

Após entender esse cenário, ficou claro o tamanho da necessidade das pessoas que buscam uma vida mais saudável em uma rotina muito corrida.

 

A Limoove nasceu com o objetivo de inspirar, fomentar e facilitar a prática esportiva em qualquer lugar do mundo. Nós somos uma plataforma colaborativa aonde ajudamos as pessoas que desejam praticar esportes ou atividades físicas e não encontram pessoas ou lugares para praticar.

 

Encontre lugares próximos a você para praticar o seu esporte favorito e ainda faça novas amizades. Veja também os principais eventos esportivos que acontecem na sua cidade. Agora não tem mais desculpas para ficar ai parado!

 

Acesse nossa plataforma e crie a sua conta gratuita: limoove.app

Compartilhar

 

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Limoove.